sábado, 22 de maio de 2010


VOCÊ SABE O QUE É MENINGITE?

Ela é decorrente de uma resposta inflamatória montada pelo organismo que atinge as leptomeninges e o liquido cefalorraquidiano (LCR). A meningite geralmente é provocada por uma infecção, sendo também provocada por produtos irritantes, carcinoma (meningite carcinomatosa) e linfoma (linfomatose meníngea).
A meningite infecciosa é classificada em três tipos: Piogênica aguda, asséptica e crônica.
• Os microrganismos que provocam a meningite piogênica aguda são a Escherichia coli, Estreptococos do grupo B, Estreptococcus pneumoniae, Listeria monocytogenes e a Nisseria meningitidis. Os pacientes geralmente apresentam cefaléia, fotofobia, irritabilidade, turvação da consciência e rigidez da nuca. O LCR apresenta-se turvo e purulento, com elevado índice de proteínas. Pode aparecer um exsudato purulento e o quadro podendo progredir para a morte do paciente.
• Meningite asséptica é ocasionalmente de etiologia viral, sendo o seu nome devido a ausência de organismos reconhecíveis. Sua evolução é menos severa que a bacteriana. Não há características microscópicas distinguíveis, sendo baseado o diagnostico no quadro do paciente.
• Observou-se que alguns antiinflamatórios não esteroidais (como buscopan, paracetamol, aspirina. Estes são apenas exemplos de alguns fármacos desta categoria) e antibióticos podem produzir quadros parecidos com o da meningite.
• Meningite crônica é causada por meningoencefalite bacteriana, como as causadas por tuberculose e sífilis.

Bibliografia:
Collins, Cotran, Kumar. Robbins patologia estrutural e funcional 6° Ed. Rio de Janeiro: editora Guanabara Koorgan S.A., 2000.
Hardman, J.G., Limbird, L. E. Goodman e Gilman, as bases farmacológicas da terapêutica. Tradução da 10° Ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2005.
Postado por: Cícero

Nenhum comentário:

Postar um comentário