quarta-feira, 12 de maio de 2010

CÂNCER DE TIREÓIDE

Pode ser considerado o mais comum da região da cabeça e pescoço, sendo três vezes mais frequente no sexo feminino.
Sintomas:
A presença de nódulo tireoidiano em pacientes com história de irradiação prévia do pescoço ou história familiar de câncer da tireóide é indicativa desse tipo de câncer. Da mesma forma, a presença de nódulo tireoidiano, associado à presença de linfonodomegalia cervical e/ou ao sintoma de rouquidão, também pode ser indicação de um tumor maligno na tireóide.
Fatores de risco:
História de irradiação do pescoço, mesmo em baixas doses, assim como a ocorrência de câncer da tireóide na família
.
Os principais tipos são:
1. Carcinoma papilífero: Representa aproximadamente 75% dos tumores malignos, apresentando alto índice de cura com a cirurgia (90 a 95% dos casos).
2. Carcinoma folicular: Representa 15% dos tumores. Sua evolução também é favorável (80 a 85% dos casos) com o tratamento.
3. Carcinoma medular: É o mais agressivo, compreendendo menos de 10% dos casos. Dependendo de sua apresentação inicial (tamanho do tumor, comprometimento dos gânglios do pescoço) consegue-se com a cirurgia um bom controle da doença.
4. Carcinoma anaplásico: É gravíssimo e raro. Ocorre em menos de 1% dos casos, em pacientes de idade muito avançada e que possuíam bócio há anos. A doença é fatal na maioria dos casos, levando à morte em pouco tempo.
Fonte:
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=2187
Postado por: Patrícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário