sábado, 15 de maio de 2010

ENDOMETRIOSE E ADENOMIOSE

Endometriose é o termo utilizado para descrever a presença de glândulas ou estroma endometriais em locais anormais fora do útero. Pode acometer os seguintes locais em ordem decrescente: os ovários; os ligamentos uterinos; o septo retrovaginal; o peritônio pélvico; as cicatrizes de laparotomias; e raramente o umbigo, a vagina, a vulva e o apêndice. A endometriose é uma condição clinica importante que muitas vezes causa infertilidade, dismenorréia, dor pélvica e outros problemas significantes apenas para mulheres em idade reprodutiva.
A Adenomiose é um distúrbio muito relacionado à Endometriose e é definida como a presença de tecido endometrial na parede do útero (miométrio). Ela permanece em contato com o endométrio e provavelmente representa um crescimento do tecido endometrial para o interior da parede do órgão e entre os fascículos do músculo liso do miométrio gerando pequenos ninhos irregulares de estroma endometrial. Em algumas pacientes, a principal conseqüência é o desprendimento do endométrio no ciclo menstrual. A hemorragia que ocorre dentro desses pequenos ninhos produz menorragia, cólicas menstruais, dispareunia, e dor pélvica, particularmente no período pré-menstrual.
Os sinais e sintomas clínicos consistem geralmente em dismenorréia intensa, dispareunia e dor pélvica. Neoplasias podem se desenvolver nas lesões endometrióticas situadas em qualquer parte do corpo.
Postado por: André
Referências: Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário