sexta-feira, 28 de maio de 2010

IONTOFORESE



A criação de novos fármacos visa que eles sejam mais específicos e com diminutos efeitos colaterais. Mais é um processo bastante caro e demorado devido o desenvolvimento e/ou modificação de um novo composto ser um processo caro e demorado.
Pensando em alternativas melhores fora desenvolvido o método de iontoforese na qual é aplicado um medicamento sobre a pele juntamente com uma pequena corrente elétrica para que sejam criados poros pelo rompimento do extrato córneo, para que a droga penetre a pele em quantidade desejada.
A pele constitui uma das vias de administração preferida, pois evita que a droga seja destruída quando administrada via oral pela ação do suco gástrico, por ser aplicada pequenas doses evitando eventuais possibilidades de intoxicação, e possui uma boa aceitação dos pacientes. Nesta técnica o procedimento é indolor, sendo relatada apenas um formigamento local.
Hoje existem equipamentos específicos, controlados por equipamentos eletrônicos para a aplicação local dos fármacos sobre a pele. Esta técnica tem por objetivo criar meios mais efetivos para a administração de moléculas grandes e polares possibilitando uma boa absorção pela pele, uma vez que ela é impermeável a substancias solúveis em água, como muitos quimioterápicos utilizados no tratamento de diversos tipos de câncer, dores localizadas e outros distúrbios.

Bibliografia:

Gratieri, T., Gelfuso, G. M., Lopez, R. F. V. Medicação do futuro iontoforese facilita entrada de fármacos no organismo. Revista Ciência Hoje. Maio de 2009. vol. 44, p. 20-25.

Postado por: Cícero

Nenhum comentário:

Postar um comentário