sábado, 13 de março de 2010

ICTERÍCIA NEONATAL


Icterícia, uma doença muito comum em recém-nascidos, é a coloração amarelada da pele, conjuntiva e mucosas, causada pelo acúmulo de bilirrubina no sangue.
A bilirrubina é normalmente produzida pelo organismo como resultado do rompimento das hemácias, que apresentam uma vida média de 120 dias. Quando essas células morrem, a hemoglobina contida nelas é quebrada em partes menores, uma das quais se transforma em bilirrubina, a qual é capturada pelo fígado e posteriormente excretada através da bile. Quando uma das partes desse processo é afetada, pode ocorrer icterícia.
Existem 2 tipos de icterícia em recém-nascidos:
Icterícia fisiológica: Decorre de um conjunto de fatores que acabam levando ao aumento da produção de bilirrubina, a uma dificuldade de captação pelo fígado e a um aumento da sua rebsorção no intestino. Esses fatores fazem com que a bilirrubina no sangue aumente. Esse acúmulo pode ser considerado normal, mas também pode apresentar consequências, principalmente em prematuros.
Icterícia não-fisiológica: As principais causas estão relacionadas com distúrbios exarcebados da produção de bilirrubina, captação hepática, metabolismo, excreção e reabsorção intestinal. Esses distúrbios podem ser: anemia hemolítica, infecção, jejum prolongado, sífilis congênita, artresia biliar, incompatibilidade do sistema ABO, incompatibilidade de Rh (eritroblastose fetal), rubéola congênita, talassemia, toxoplasmose congênita e por aleitamento materno, entre outros.

5 comentários:

  1. Tenho uma bebe de 1 ano... ela é branquinho porém as vezes a pele tá bem amarelinha... tou preocupada. preciso de orientaçao

    ResponderExcluir
  2. A icterícia para ser diagnósticada, é necessário da opinião de um clínico a respeito e exames laboratoriais complementares, caso seja devido a algum distúrbio no organismo. Ademais, na maioria dos casos fisiológicos um banho breve de sol pela manhâ é suficiente para estabelecer a coloração normal da criança. Caso não resolva procure consultar um pediátra.

    ResponderExcluir
  3. minha filha ficou em foto tripla por uma semana teve alta, hj com 5 dias em casa ficou amarelinha dinovo bem amerelinha meu fato rh é nehativo e ela é positivo1 ela teve alta a bili dela estava em 12 esta certo pq eu soube que o normal é 10 por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  4. Nosso blog se limita apenas a dar sugestões e explicações sobre determinadas dúvidas que venham a surgir dos leitores sobre nossas postagens. Em certos casos a única sulução é procurar auxílio médico, pois só ele é quem saberá o diagnóstico do paciente através de uma anamnese mais detalhada e, caso necessário, exames auxiliares.

    Felicidades...

    ResponderExcluir
  5. Olá , minha bebê de 10 meses apresenta esse amarelado no rosto ao redor da boca e nariz, não sei se é icterícia mas pode acontecer tbm na idade dela? e é verdade que o sol da manhã que resolve? Obrigada!

    ResponderExcluir