sábado, 22 de maio de 2010

VITILIGO

É um distúrbio comum caracterizado por perda parcial ou completa dos melanócitos produtores de pigmento dentro da epiderme.
Todas as idades ou raças são afetadas, mas as lesões são mais evidentes em pessoas de pele escura. Pode ser inteiramente inaparente na pele muito clara até que o bonzeamento ocorra na pele normal que o circunda. Em pessoas muito pigmentadas, com envolvimento extenso, àreas residuais de pele normasl podem, em principio, parecer tratar-se de lesões hiperpigmentadas.
As teorias da patogênese apontam alguns fatores para essa perda de melanócitos como a auto-imunidade, fatores neuro-humorais tóxicos para os melanócitos e liberados por terminações nervosas próximas, e autodestruição de melanócitos por intermediários tóxicos na síntese de melanina.
Uma faceta interessante do vitiligo é sua resposta á terapia com luz ultravioleta de comprimento de onda A, associada ao uso de droga fotossensibilizante, o psolareno (Terapia PUVA). Lesões assim tratadas podem recuperar o pigmento, inicialmente no óstio dos folículos pilosos, sugerindo que os melanócitos precursores abrigados dentro da parte mais superior do epitélio folicular são estimulados por essa abordagem.

Postado por: André

Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário