sábado, 10 de abril de 2010

VERRUGAS PAPILOMATOSAS

O agente causador das verrugas é o vírus HPV (papiloma vírus humano), que é adquirido através do contato direto entre portadores e outras pessoas, ou pela auto-inoculação.
Essas lesões podem aparecer em regiões diversas do corpo humano, apresentando um aspecto papilar, achatado e rugoso com uma aspereza relativa. Mostram-se com uma tonalidade indo desde a clara até uma cor relativamente marrom. Como exemplo, há as verrugas venéreas e as presentes nos pés e nas mãos.
Geralmente essas lesões regridem espontaneamente, ou podem permanecer e evoluir para a formação de carcinomas malignos, como os de colo uterino, que é causado pelos tipos 16 e 18 do HPV.
Em achados histológicos, observa-se hiperplasia epidérmica papilomatosa ou verrucosa, vacuolização citoplasmática, e grânulos eosinofílicos decorrentes da infecção viral, que não chegam a ser um indicativo comprobatório de infecção pelo HPV.

BIBLIOGRAFIA:
Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Postado por: Cicero

4 comentários:

  1. ter a verruga quer dizer que a pessoa tem o vírus ?

    ResponderExcluir
  2. Outras doenças possuem sinais que simulam um aspecto verrucoso nas lesões. Ter a verruga não significa que esta seja causada pelo HPV. Por isso, que apenas o médico deve avaliar e recomendar o tratamento adequado.

    ResponderExcluir