quarta-feira, 21 de abril de 2010


CÉLULAS-TRONCO E MECANISMOS DE REPARO
As células-tronco possuem a capacidade de proliferar originando linhagens de células diferenciadas e de células com poder replicativo. Essas últimas podem ser classificadas em totipotentes, multipotentes, pluripotente e unipotente, classificação esta, devido ao seu local onde são encontradas e a seu poder de diferenciação em diversos tipos de tecidos.
As células-tronco (CT) encontradas nos tecidos diferenciados são chamadas de CT adultas possuindo uma capacidade de diferenciação restrita. Elas se localizam em locais específicos dos tecidos, conhecidos por nichos. Nos processos de reparo de lesões as CT podem migrar de outros locais do corpo para o local lesionado auxiliando as CT residentes no local da lesão na regeneração da estrutura danificada dando origem às células maduras.
A seguir segue alguns locais importantes da localização de CT adultas e o seu papel no repara de lesões:
• No fígado são encontradas na junção entre o sistema dos ductos biliares e os hepatócitos do parênquima. Podem dar origem a hepatócitos e a células biliares.
• No cérebro de mamíferos, como os roedores, foram encontradas no bulbo olfatório e giro dentado do hipocampo. Contribuem para o desenvolvimento de certas habilidades e formação de circuitos neuronais.
• No músculo esquelético os miócitos não se dividem apenas suas células progenitoras, as células satélites. No coração não foi comprovado a existência de CT adultas.
• No tec. epitelial a regeneração fica a cabo somente das células tronco que reconstituem o tecido lesionado.

REFERÊNCIAS:
Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Postado por: Cícero

Nenhum comentário:

Postar um comentário