sábado, 3 de abril de 2010

INFARTO



“Um infarto é uma área de necrose isquêmica causada por oclusão do suprimento arterial ou da drenagem venosa em um determinado tecido”1. O infarto pode ocorrer no sistema cardiovascular, intestinal, no cérebro e outros locais. Ele dá-se em conseqüência da formação de trombos, expansão e ateromas, torção dos vasos entre outros mecanismos.
Ao redor do tecido que sofreu um infarto, a área começa a apresentar uma resposta inflamatória local devido ao tecido necrosado, visando reparar o tecido danificado. Em cortes histológicos a lesão é do tipo necrose coagulativa isquêmica.
Devido à isquemia provocada pelo trombo, o paciente pode entrar em um quadro de choque devido a uma redução do volume sanguíneo que supre o tecido, que podem culminar em redução da perfusão tecidual e hipóxia celular, podendo causar uma lesão tecidual irreversível resultando com a morte do paciente.

1Collins, Cotran, Kumar. Robbins patologia estrutural e funcional -6° Ed. Rio de Janeiro: editora Guanabara Koorgan S.A., 2000.
Postado por: Cicero

Nenhum comentário:

Postar um comentário