sábado, 3 de abril de 2010

SISTEMA COMPLEMENTO

O Sistema complemento consiste em 20 proteínas, e os produtos de sua clivagem, que são encontrados em maior concentração no plasma. Ele atua tanto na imunidade natural quanto na adquirida contra agentes microbianos. No processo de ativação do complemento, são elaborados diversos componentes que causam um aumento da permeabilidade vascular, quimiotaxia e opsonização. Essas proteínas presentes no plasma estão em sua forma inativa e são numeradas de C1 a C9, muitas delas quando ativadas, tornam-se enzimas proteolíticas (degradam outras proteínas do complemento) formando assim uma cascata de enorme amplificação enzimática. A etapa mais critica é a ativação do terceiro e mais abundante componente, C3. Sua clivagem pode ser feita por três vias: a Via Clássica, a Via Alternativa e a Via da Lecitina.
As funções biológicas do complemento se enquadram em duas categorias: Lise celular pelo MAC (complexo de ataque a membrana) e os efeitos dos fragmentos proteolíticos do complemento. Fatores derivados do complemento participam de vários fenômenos da inflamação aguda:
• Fenômenos vasculares: C3a, C5a e, em menor extensão, C4a, são produtos da clivagem dos componentes do complemento que estimulam a liberação de histamina pelos mastócitos, aumentando a permeabilidade e causando vasodilatação.
• Adesão, quimiotaxia, e ativação dos leucócitos: o C5a é um agente quimiotático potente para neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos.
• Fagocitose: o C3b e produto e sua clivagem, quando fixados a parede bacteriana agem como opsoninas e facilitam a fagocitose por neutrófilos e macrófagos, que apresentam receptores de superfície para esses fragmentos do complemento.
Entre os componentes do complemento, C3 e C5 são os mediadores inflamatórios mais importantes. Além dos mecanismos já abordados C3 e C5 podem ser ativadas por varias enzimas proteolíticas presente no esxudato inflamatório.


Postado por: Taynara

BIBLIOGRAFIA:
Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário