sábado, 3 de abril de 2010

COLÁGENO


É a proteína mais comum no mundo animal, proporcionando a estrutura extracelular a todos os organismos multicelulares. Sem o colágeno, o ser humano seria reduzido a uma massa de células conectadas por poucos neurônios. Atualmente são conhecidos 27 tipos diferentes de colágenos codificados por 41genes e pelo menos 14 cromossomos.
Os tipos I, II, III, V, XI são os colágenos intersciais ou fibrilares e os mais abundantes. O tipo IV é não fibrilar (forma lâminas em vez de fibrilas) e é o principal componente da membrana basal, junto à laminina. Outros colágenos podem formar redes e atuar como ancoras nas junções epiderme e derme, cartilagem e parede dos vasos sanguíneos.
O colágeno fibrilar é sintetizado do próprio colágeno e a vitamina C é necessária à hidroxilação do procolágeno, uma necessidade que explica a cicatrização inadequada de uma ferida no escorbuto. Os efeitos genéticos na produção do colágeno causam muitas síndromes herdadas, incluindo várias formas da síndrome Ehlers-Danlos e osteogênese imperfeita.

Postado por: André

BIBLIOGRAFIA:
Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário