sábado, 3 de abril de 2010

TROMBOSE



A trombose é um distúrbio hemodinâmico decorrente de alterações da cascata da coagulação, lesões do endotélio vascular e estase do fluxo sanguíneo. Uma série de fatores predispõe para a formação de trombos, como fatores genéticos, aneurismas, fumaça de cigarro, doenças auto-ímunes entre outros.
A agregação plaquetária pode ocorrer em qualquer região do sistema cardiovascular, resultando na formação de trombos de variáveis dimensões, que geralmente causam a obstrução dos vasos que tiveram origem. Os trombos quando formados, podem ser removidos pelo sistema de reparo do organismo ou provocar inflamações, ou serem levados para outros locais da arvore circulatória.
De maneira geral, a severidade dos trombos está ligada aos locais de formação ou instalação dos mesmos, podendo causar desde pequenas congestões na circulação e edema adjacente, a provocarem infarto do miocárdio, embolia pulmonar, sendo importantes causas de morte.
Collins, Cotran, Kumar. Robbins patologia estrutural e funcional -6° Ed. Rio de Janeiro: editora Guanabara Koorgan S.A., 2000.
Postado por: Cicero

Nenhum comentário:

Postar um comentário