domingo, 18 de abril de 2010

Imunologia da Trogocitose



Pode-se dizer que a trogocitose é o fenômeno pelo qual uma célula adquire o conteúdo citoplasmático ou fragmentos da membrana celular de uma outra célula com quem interage. Dessa forma, as células passam a expressar os antígenos das células apresentadoras de antígenos com quem interagem.

Ras é um comum oncogene, que quando mutado induz tumorigenese. Numa recente publicação do jornal PLoS ONE (de livre acesso), é descrito que H-RAS é adquirido via trogocitose pelas células NK e células T quando contactam com células tumorais. A acquisição de H-RAS pelos linfócitos, induz nestes a activação de ERK via a sua fosforilação, a produção de Interferão-gamma e TNF (“tumor necrosis factor“)- alpha (duas citocinas fundamentais nos processos inflamatórios e actividade lítica anti-tumoral). O resultado final é um potenciamento da activade anti-tumoral dos linfócitos T e NK.

Estas evidências vem aumentar o interesse pelo fenómeno de trogocitose na immunologia tumoral e permitir o desenvolvimento de estratégias de manipulação e identificação de células com actividade anti-tumoral.

Postado por: Patrícia

Fonte:http://pmsalves.wordpress.com/

Um comentário: