domingo, 7 de março de 2010

TROMBOSE

  • A trombose é uma ativação inapropriada dos processos hemostáticos normais, tal como a formação de um coagulo sangüíneo (trombo) na vasculatura não lesionada ou oclusão trombótica de um vaso após lesão relativamente pequena.
    Três influencias principais predispõem à formação do trombo,conhecida como a tríade de Virchow:
    · Lesão endotelial: É a principal influencia dominante, que por ela mesma causa a trombose.
    · Alterações no Fluxo Sangüíneo Normal: A turbulência contribui por causar lesão ou disfunção endotelial, bem como pela formação de bolsos contracorrentes e focais de estase; a estase é um fator principal no desenvolvimento do trombo venoso.
    · Hipercoagulabidade: Contribui com menos freqüência, aos estados trombóticos, porém é um componente importante na equação. É imprecisamente definida como qualquer alteração das vias de coagulação e podem ser disfunções primárias (genéticas) e secundárias (adquiridas).
    Os trombos podem desenvolver-se em qualquer lugar do sistema cardiovascular. São de tamanho e formas variáveis, dependendo do local de origem e das circunstâncias que levaram ao seu desenvolvimento. Os trombos podem ter um destino de acordo com a combinação de alguns dos eventos seguintes: Propagação, onde o trombo pode acumular mais plaquetas e fibrina levando a obstrução do vaso; Embolização, em que os trombos podem deslocar-se e viajar para outros locais da vasculatura; Dissolução, onde podem ser removidos pela atividade fibrinolítica; Organização e recanalização podem restabelecer o fluxo vascular, ou podem ser incorporados na parede vascular espessada. A importância de cada caso clinico depende de onde ocorre o trombo.

Referências:

Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário