sábado, 13 de março de 2010

TATUAGEM


A tatuagem utiliza pigmentos (tinturas), que, de maneira geral, estão agrupadas em um tipo de lesão causadas por pigmentos exógenos. As tatuagens podem ser permanentes ou transitórias, resultando da introdução de pigmentos insolúveis em água na derme ou no extrato córneo da epiderme.
Os pigmentos sofrem ação fagocitária dos macrófagos na derme, onde a reação local a lesão mecânica pelas agulhas e pigmentos geralmente é discreta e passageira. Mas, em alguns casos, pode haver uma reação alérgica, dermatites de contato, e em pacientes que possuem tatuagens extensas, podem apresentar um quadro de linfadenomegalia, devido ao transporte dos pigmentos pelos vasos linfáticos até os linfonodos regionais.
A tatuagem é utilizada para fins terapêuticos e estéticos, como para camuflar cicatrizes, ceratografia (tatuagem do estroma da córnea), e outras desordens oftalmológicas dos olhos. Também é empregada em diagnósticos por imagem, como em procedimentos de endoscopia gastrintestinal onde os corantes são utilizados para identificar alguns tipos de tecidos e outras finalidades.

BIBLIOGRAFIA:

Filho, Geraldo brasileiro. Bogliolo - Patologia Geral, 3° Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Postado por: Cícero

Nenhum comentário:

Postar um comentário