domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hipertrofia Muscular

A Hipertrofia é o aumento do tamanho da célula acompanhado por maior capacidade funcional. É uma resposta a sinais tróficos ou ao aumento da demanda funcional.
Nos órgãos compostos de células não-replicativas, como a musculatura esquelética, a hipertrofia é a principal resposta de adaptação celular. Esse aumento da musculatura pose ser causado por mecanismos fisiológicos (Hormonal), quando atletas,p.ex., ingerem esteróides anabólicos exógenos precisamente por sua capacidade de induzir hipertrofia muscular ou, devido à maior demanda funcional, onde o aumento do tamanho e da força é conseguido após exercícios físicos repetidos, chegando a dobrar de peso.
O aumento compensatório da musculatura também é conseqüente a perda de massa funcional, para suprir a maior demanda. Essa resposta hipertrófica compensatória é acompanhada de maior expressão dos genes promotores de crescimento (protoncogenes), e pelo aumento nas proteínas e no RNA, mensageiro e ribossômico, resultado, de certa forma, da regulação da transcrição.
Por André
Fonte:
(Vuamar, Abbas, Faust, Patologia - Bases Patológicas das Doenças. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 7ª Ed.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário