sábado, 27 de fevereiro de 2010

Anorexia Nervosa e Lesões causadas por seus transtornos




A anorexia nervosa (AN) é um transtorno alimentar, que tende a ser provocada pelo medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo. Mesmo com peso abaixo do normal, os anoréxicos veem peso onde não existe. Isso ocorre devido uma rígida dieta alimentar (caracterizada em baixo peso corporal), onde normalmente se tornar insuficiente para o organismo provocando assim um estresse físico.
A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Os transtornos alimentares (TA) são acompanhados de várias complicações clínicas relacionadas ao comprometimento do estado nutricional e às práticas compensatórias inadequadas para o controle do peso (vômitos, uso de diuréticos, enemas e laxativos). Muitas destas complicações surgem em decorrência do atraso do diagnóstico e do início do tratamento, pois, muitos pacientes escondem os sintomas e/ou recusam o tratamento.
As principais alterações metabólicas observadas em pacientes com TA são a hipercolesterolemia e a hipoglicemia. A hipercolesterolemia é freqüente na AN e sua causa não é completamente conhecida.

Outros sintomas e perigos incluem:
* Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
* Danos intestinais, quando o anoréxico faz uso excessivo de laxativos
* Danos ao rim, quando o anoréxico faz uso excessivo de diuréticos
* Anemia (devido ao baixo nível de ferro)
* Osteoporose (devido ao baixo nível de cálcio, ou à deficiência do intestino em absorvê-lo).
Apesar de mais rara, a AN, quando ocorre no sexo masculino, está acompanhada de níveis baixos de testosterona, FSH e LH, associados a uma redução do volume testicular com oligo ou azospermia. Outra característica é a redução da libido que pode persistir mesmo após a recuperação do peso corporal.
Postado por: Taynara



Fonte:http://www.copacabanarunners.net/anorexia.html e http://www.scielo.br/pdf/rbp/v24s3/13968.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário